quinta-feira, dezembro 16, 2004

Oscar (por Alexandre Moreira)

Oscar

Não queria entrar no assunto mas não dá.
Primeiro o cara é demais. Nasceu no Rio e viveu numa época que a cidade era maravilhosa até não poder mais. Familia classe média numa sociedade que temperava uma paisagem natural estupefaciente. O Rio sempre foi mais cosmopolita que São Paulo, o que ajudou ainda mais. Além do que o Rio era Capital. Lembram?
Meus caros paulistas que me perdoem, mas os iatistas hão de concordar comigo que o rio de janeiro continua lindo. Bem, fechando parenteses, virou arquiteto, comunista ateu no Rio de Janeiro, fazendo projetos para o “stablishment” sem nenhuma vergonha. Sem teto, sem terra, autoconstrução, nada disso tem haver com a vaidade (meu pecado favorito,-já dizia o diabo naquele filme.*) de artista que consome o Oscar. Entre amigos falavamos, Oscar Ninguém Malha ilustrando este mal perene na cultura acrítica do brazil que tende a criar seus deusinhos desesperados principalmente nesta escola que se fez no Brasil de misturar ideologia com arquitetura; fazendo da primeira passaporte de qualidade irrefutável para a segunda. Bem, temos aí hoje que lidar com uma arquitetura esquizofrênica que tenta se literaturizar (eu sou a Expressão do prédio ideológicamente correto, etc, etc.) e lida muito porcamente com a linguagem da arquitetura em si. “As curvas da mulher brasileira me inspiraram” AH!!! Faça me o favor! Arruma um discursso menos bobinho para justificar a arbitrariedade com que lida com as formas na arquitetura. Eu acho um cara um felizardo como já disse. Fe(a)z o que quiz(er). Comunista trabalhando para General ditador, para “mineirinho imperialista”, ateu que controi catedral no planalto central e, pensando aqui comigo, acho que deviamos todos começar a xingar cliente, que iamos ganhar mais. Concordam? De novo o felizardo: Exilado em Paris fazendo arquitetura no primeiro mundo e achando ruim (que tortura!!). É, parece inveja... mas é para ter não é? Há ele fez como quiz um monte de prédios na capital do maior pais da America do Sul..é mole? Existe um livro do Charles Jenks que tem um ensaio interessante sobre Brasília, é uma crítica, das poucas sérias que eu vi sobre e o Oscar vai para.....Paris!

Alexandre A. Moreira
Kivas Arquitetura
Sao Paulo - Brasil

Nenhum comentário: