segunda-feira, janeiro 17, 2005

Montalcino?


as muitas garrafas de 6996

Foi na semana passada, durante uma viagem a trabalho para a Bahia. Fui com alguns engenheiros, de elétrica, instalação, som, obra, com o arquiteto da casa (o Tiago Bernardes, filho do Cláudio) e a Silvia, a decoradora do escritório deles. Eu sou a coordenadora e gerenciadora do negócio, tenho que ir olhar, vez ou outra.
O carro cheio de Ilhéus para lá, diversas conversas paralelas entre as pessoas quando eu ouvi:
- ... Montalcino.
Dei um pulo. Alguém falou Montalcino dentro daquela van. Eu ouvi! E vocês sabem o que significa Montalcino para mim. Para todos nós.
- Escutaqui. Quem está falando de Montalcino ai? - gritei no mesmo momento, como se eu fosse... sei lá, a DONA da cidade.
- Eu. Já foi para lá, lúcia? - indagou a decoradora - toda faladeira.
Eu gaguejei, sorri e suspirei.
- Errr. Depende. Não. Sim. Não. Errr.
Ela me interrompeu, preocupada com a história dela e não com o meu gaguejar.
- Bem, eu estava contando que fui para Montalcino, achei o lugar lindo, parecia coisa de revista de decoração. Sentei numa cadeirinha num restaurante lindinho, pedi o vinho da casa. Era ma-ra-vi-lho-so o vinho - ela explicou - Não, maravilhoso é pouco, era de-li-ci-o-so o vinho de Montalcino. Você já tomou, lúcia? - ela me perguntou.
- Eu...
Ela me interrompeu de novo, estava na cara que não estava interessada nadica nas minhas respostas.
- Hahaha, mas a delicia de vinho... a delícia de vinho foi maravilhosa só até chegar a conta, lúcia! O vinho custava uma fortuna, um absurdo! Deixei todos os meus euros ali, saí pobre! - e emendou - Montalcino, nunca mais, Deusme livre!
Gente, eu olhei para ela, sorri e não falei nada.
Nadica.
Como poderia explicar para aquela mulher que, na nossa Montalcino, não existe dinheiro, não existe problema, não existe nada além de um grande sonho? Tsc. Ela estava distante demais da nossa vida, das nossas lembranças e da alegria que essa cidade quase imaginária nos proporcionou. Acho que só a gente consegue entender. E só para a gente que o verdadeiro vinho de Montalcino será sempre mágico.
E quer sabe duma coisa?
.
Não sei se eu quero ir para Montalcino algum dia.

Nenhum comentário: